quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Taça Libertadores da América

Outro dia desses estava em casa trabalhando ao computador e ao mesmo tempo estava com a TV ligada e meio que assistindo um programa desses de bate-papo de futebol na TV, não me recordo bem qual era o canal (acho que era na ESPN Brasil, mas posso estar enganado), que os comentaristas estavam discutindo sobre a UEFA Champions League.

Bom, assunto vai, assunto vem, foi colocado a seguinte questão:

"Algum time sul-americano se disputasse a UEFA Champions League teria condições de vencê-la?"

E foi meio que consenso geral da mesa que a resposta era "não".

Nesse momento dei uma pausa no que estava fazendo e fiquei prestando mais atenção na TV.

A primeiro instante fiquei meio que com raiva desse "não", pois na minha opinião a Taça Libertadores da América é o melhor torneio do mundo de futebol entre clubes. Baixei um pouco a emoção inicial para tentar entender os argumentos dos comentaristas, afinal de contas eles são especialista do assunto e entendem muito mais do que eu sobre o tema (Não tem ironia alguma nessa última frase, esta é minha opinião sincera).

Escutei, escutei, escutei, todos os argumentos dos comentaristas, realmente todos os argumentos eram bons argumentos, friamente pensando eles tinham razão.

Mesmo com grande parte dos telespectadores que mandavam emails discordando do que eles falavam, dizem que os clubes sul-americanos tinham mais títulos mundiais que os europeus, etc, e tal. Teve até um email (que achei sensacional, pois não tinha me dado conta) que dizia que os últimos campeões da UEFA Champions League eram o Liverpool, Barcelona e Milan e que o São Paulo tinha ganho dos três clubes nos mundiais que disputou.

Porém os comentaristas tinham respostas e bons argumentos para tudo, diziam que o mundial era um jogo só e nesse caso poderia acontecer o imponderável o time mais fraco ganhar, que é diferente de um time disputar um campeonato longo, e por vai...etc, etc, etc.

Bom de um modo geral estes argumentos são os que imperam na maioria das redações de jornais e programas futebolísticos, e não deixa de ter uma certa razão, afinal de contas a Europa hoje é a potência futebolística no que diz respeito aos clubes e até de seleções se for considerar como um todo e não uma ou duas. Quem aqui nunca ouviu o seguinte comentário quando tem um Copa do Mundo disputada na Europa? :"Copa na Europa é dificílima, é dura, e a vantagem das seleções européias é enorme, dificilmente uma seleção fora da Europa ganha uma copa disputada na Europa, (Peraí mas o Brasil de 58?), bom nesse caso tinha o Pelé o Garrincha e eram outros tempos e blá, blá, blá.

Ou seja, sempre um bom argumento na ponta da língua.

O que deixa fulo é que se você for pensar friamente, no fundo, no fundo, os comentaristas estão certos.

Porém eu vejo tudo isso de uma outra forma e vou aproveitar este espaço para expressar a minha opinião, ela pode ser uma opinião de um botequeiro, de torcedor, mas é o que eu sinto e acredito, não tenho a pretensão de bancar um analista profundo conhecedor de futebol, apenas mostrar um singelo ponto de vista de quem acompanha futebol como simples amante do esporte e torcedor (Sem desrespeitar as opiniões de outrem, apenas expressando a minha opinião).

Vamos lá:

1. A Taça Libertadores é sim o melhor torneio de futebol do mundo, não tem aquela pompa toda da UCL, não a organização da UCL, os estádios não são as maravilhas que tem na Europa, boa parte dos jogos são feios sim, (Não assisti, mas imagino que Real Potosi X Caracas deve ter sido um jogo feio de ver e está aí para comprovar a minha tese). Apesar de tudo isso, todo esse abismo em termos de estrutura, a Libertadores é o torneio! Torneio para homens (Homens no sentido de personalidade, sem machismo), aqui o bicho pega, não tem moleza, alguém aqui já imaginou o Real Madrid jogando em Potosi? Ou o Liverpool jogando em La Bombonera? Ou o Barcelona jogando no maracanã contra o Flamengo com mais de 80.000 presentes? Não tenho o menor pudor para dizer que nestes três casos os times sul-americanos ganhariam os seus jogos em casa e quando disputassem o jogo de volta no Santiago Bernabeu, Anfield e Camp Nou. Eu diria também que apenas o Real Potosí perderia, mesmo assim dependendo do resultado da primeira partida poderia se classificar, afinal de contas não seria impossível de imaginar que o Real Madri levaria um grande sapeco na altitude de Potosi.

2. Vamos imaginar que a UCL convide 5 clubes sul-americanos para disputá-la nos seus moldes, (Ou seja os clubes sul-americanos disputam aqui os seus jogos em casa e lá o jogos quando o mando for do time europeu) Vamos então colocar os seguintes clubes que estão hoje na Libertadores para disputar a hipotética UCL:

Boca Juniors
River Plate
Flamengo
São Paulo
Chivas

Caro leitor, não tenho o menor pudor em dizer que os se algum time europeu conseguir vencer 1 jogo sequer contra estes times aqui na América seria um grande feito, acredito que aqui na América um empate é máximo que qualquer time europeu da UCL consegue sobre estes times.

Bom, aí vocês podem dizer, mas quero ver lá, quando for jogar em San Siro, Anfield, Camp Nou, etc...

A minha opinião é a seguinte, não vou dizer que a pressão de torcida européia é fraca, pois já estive em alguns estádio da Europa e sei que não bem assim, porém é uma pressão diferente, uma pressão que acredito que os times daqui da América tenham mais condições de suportar e somado com um gramado de boa qualidade, acho que na média um jogo aqui e depois lá, os times da América levariam uma certa vantagem no final, afinal de contas não é preciso dizer que qualquer time europeu que jogue nos estádios não conseguiriam suportar e administrar os fatores campo e pressão daqui.

Finalizando, desses 5 clubes que citei diria que pelo menos 2 deles teriam condições reais de chegarem numa semi-final ou final da UCL.

Portanto a minha opinião final é que um clube da América tem sim grandes chances ou chances reais de ser campeão da UCL. Disso eu não tenho a menor dúvida.

Mais tarde eu volto a falar sobre a Libertadores.


Um abraço a todos.

Palpite para domingão

Domigão é o dia do clássico mais esperado do ano para palmeirenses e corinthianos.

Então vou dar o meu paltite, ou melhor vou dar 2 palpites:

Palpite 1: (O palpite de torcedor fanático do palmeiras) 2 X 1 pro verdão de virada, gols de Valdívia e Alex Mineiro.

Palpite 2: (Mais pé no chão sem emoção) 1 X 1 e um jogo chato pra caramba sem emoção, pois como os dois times tem mais medo de perder o jogo do que vontade de ganhar, acredito que a tendência é ficar aquele joguinho meio paradão sem que as equipes se arrisquem muito, afinal de contas este pode ser o único Palmeiras X Corinthians do ano, e creio eu que ninguém quer correr o mínimo de risco de perder esse jogo.

Como torcedor do Palmeiras, não quero nem pensar na possiblidade do Verdão perder este jogo de domingo, com o todo o respeito ao Corinthians.

Bom agora é segurar a ansiedade até domingo e esperar para ver o que dá.

ESPN Brasil

Agora são 23:45 e estou assistindo o Sportscenter com o Antero e Amigão.

É impressinante como esse programa é bom, assim como todos da ESPN Brasil.

Também é impressionante como a ESPN Brasil está anos luzes na frente das suas concorrentes em termos de qualidade dos programas.

Parabéns a toda equipe da ESPN Brasil e a única coisa que eu posso pedir a eles como telespectador é que continuem assim com a sua excelente programação.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Toda a Imprensa é imparcial?




Hoje à tarde perto do horário de almoço, pego o meu jornal Lance para ler como de costume e me deparo com a seguinte Matéria (vide cópia das páginas acima):


Bom, não precisa ser nenhum gênio para perceber facilmente que a matéria é para o Corinthians e não para o clássico do próximo Palmeiras e Corinthians.

O que me deixou estarrecido foi a informação contida nela, pois o diário Lance dar prioridade para o Corinthians nas suas páginas não é nenhuma novidade para ninguém.

Prestem bem atenção:

Na capa diz:
"Revanche e fila" - Notem que a "fila" que se refere ao fato do Palmeiras estar desde 1999 sem conquistar um título importante, segundo o Diáro. e 5 X 0 de títulos no século.

Mais adiante dentro do caderno temos:

"5 X 0 Goleada! E ainda tem mais?"

A matéria diz: "No G4, Timão se aproxima das finais do Paulistão e pode aumentar goleadas de títulos sobre o rival, neste século. Palmeiras não tem conquista expressiva desde 1999"

A minha questão é a seguinte:

Para contar os 5 X 0 do Corinthians da "goleada" de títulos o Lance considerou o titulo do Rio-São Paulo conquistado pelo Corinthians em 2002. Porém na mesma página diz que o Palmeiras não conquista um título expressivo desde 1999, ignorando o Rio-São Paulo de 2000 conquistado pelo Palmeiras.

Ou seja, dois pesos e duas medidas.

Não vou nem comentar o conteúdo da matéria, pois qualquer um que tenha um mínimo de discernimento percebe a parcialidade do diário.

O engraçado é que mesmo se justificar que o título de 2000 do Palmeiras ainda sim é do século passado, não se justifica a frase publicada no diário "Palmeiras não tem conquista expressiva desde 1999", pois o mesmo diário considerou o título de 2002 do Corinthians como "expressiva", afinal de contas foi contabilizado nos 5 X 0 do diário.

Em cima de tudo isso eu deixo para vocês leitores decidirem a questão:

Afinal de contas boa parte da Impressa Esportiva é imparcial? Sim ou Não? Julguem vocês mesmos.

Post de inauguração

Olá internautas! É como muito prazer que inicio as atividades deste blog juntamente com o meu grande amigo são paulino e torcedor do Red Sox Clodoaldo. Assim como eu ele é fanático por esportes e iremos aqui neste espaço postar nossas opiniões sobre o que acontece no Brasil e no mundo afora sobre qualquer tipo de esporte, embora daremos um foco maior ao beisebol e o futebol.
Esperamos que gostem do nosso blog e fiquem a vontade para nos enviar comentários, criticas ou sugestões.
Desde já um grande abraço a todos.
Bags
Bags